Access Bank defende colaboração e integração económica como motores da industrialização em Africa

31 out 2025
Access Bank defende colaboração e integração económica como motores da industrialização em Africa

O Access Bank defendeu, esta quarta-feira, que a colaboração entre países africanos e a integração económica são factores essenciais para acelerar a industrialização e o crescimento sustentável no continente.


A posição foi manifestada durante a Cimeira de Financiamento de Luanda para o Desenvolvimento das Infraestruturas em África, que decorre de 28 a 31 de Outubro, sob o patrocínio do Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Manuel Gonçalves Lourenço.


O evento, que reúne líderes africanos, representantes de instituições internacionais e entidades do sector financeiro, visa promover investimentos em infraestruturas estratégicas que reforcem a conectividade regional, impulsionem o comércio continental e sustentem o desenvolvimento económico de África.


Durante o Painel de Alto Nível sobre Financiamento Industrial – Programa para o Desenvolvimento Acelerado da Industrialização em África (PAIDA), o Presidente da Comissão Executiva (PCE) do Access Bank Angola, Ricardo Ferreira, sublinhou que a criação de condições de investimento favoráveis e a eliminação de barreiras internas são determinantes para o sucesso da industrialização africana.


“Quando pensamos em África, percebemos que representa 18% da população mundial, mas apenas 2% da produção global. A primeira reflexão é que tem de haver colaboração.


A colaboração é o princípio da ZCLCA (Zona de Comércio Livre Continental Africana), mas exige uma reflexão mais profunda sobre a forma como os países africanos interagem entre si. Não devem existir barreiras que dificultem a circulação de investidores dentro do continente, pois o capital vai onde se sente bem”, afirmou.


Ricardo Ferreira reforçou ainda que a mobilidade de pessoas e capitais é essencial para consolidar a integração económica africana e criar um mercado continental competitivo e atractivo para o investimento.


O gestor destacou igualmente a importância do financiamento acessível e do fortalecimento dos mercados financeiros locais como pilares para impulsionar a industrialização africana.


“Do ponto de vista financeiro, não há escassez de capital no mundo. Desde que exista um projecto bancável, o financiamento acaba por chegar pode demorar, mas chega.


A industrialização acontece nos países que conseguem gerar financiamento acessível e criar depósitos em moeda local, o que permite desenvolver indústria, comércio regional e crescimento sustentado”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Access Bank defende colaboração e integração económica como motores da industrialização em Africa CEO do Access Bank Angola defende construção de ecossistema financeiro sólido em África ENSA e Access Bank Angola firmam parceria Estudantes da Universidade Lusíada beneficiam de estágio remunerado no Access Bank Angola Access Bank Angola promove literacia financeira em escola primária em Luanda